O princípio de design da casa inteligente
- 2021-11-08-
O sucesso de um sistema de mobiliário doméstico inteligente depende não apenas de quantos sistemas inteligentes, sistemas avançados ou integrados, mas se o design e configuração do sistema são econômicos e razoáveis, e se o sistema pode funcionar com sucesso, se o uso do sistema, gerenciamento e manutenção são convenientes, e se a tecnologia do sistema ou produtos é madura e aplicável, ou seja, como trocar o investimento mínimo e a forma mais simples para o efeito máximo e obter uma vida conveniente e de alta qualidade . A fim de atingir os objetivos acima, os seguintes princípios devem ser seguidos no projeto do sistema de casa inteligente:
Prático e conveniente(lar inteligente)
O objetivo básico da casa inteligente é fornecer às pessoas um ambiente confortável, seguro, conveniente e eficiente. Para produtos domésticos inteligentes, o mais importante é ter a praticidade como ponto central, abandonar aquelas funções chamativas que só podem ser usadas como mobiliário, e os produtos são principalmente práticos, fáceis de usar e humanizados.
Ao projetar o sistema de casa inteligente, as seguintes funções de controle doméstico mais práticas e básicas devem ser integradas de acordo com as necessidades do usuário para funções de casa inteligente: incluindo controle de eletrodomésticos inteligente, controle de luz inteligente, controle de cortina elétrica, alarme anti-roubo, controle de acesso intercomunicador, vazamento de gás, etc. ao mesmo tempo, funções de valor agregado de serviço, como CC de três metros e vídeo sob demanda, também podem ser expandidas. Os métodos de controle para muitas casas inteligentes personalizadas são ricos e diversos, como controle local, controle remoto, controle centralizado, controle remoto de telefone celular, controle de indução, controle de rede, controle de tempo, etc. sua intenção original é permitir que as pessoas se livrem de assuntos complicados e melhorar a eficiência. Se o processo de operação e a configuração do programa forem muito complicados, é fácil fazer os usuários se sentirem excluídos. Portanto, no projeto de casa inteligente, devemos considerar plenamente a experiência do usuário, preste atenção à conveniência e intuição de operação, e é melhor usar a interface de controle gráfico para tornar a operação WYSIWYG.
estandardização(lar inteligente)
O projeto do sistema de casa inteligente deve ser realizado de acordo com os padrões nacionais e regionais relevantes para garantir a expansibilidade e expansibilidade do sistema. A tecnologia de rede de protocolo TCP / IP padrão deve ser adotada na transmissão do sistema para garantir a compatibilidade e interconexão dos sistemas entre os diferentes fabricantes. O equipamento front-end do sistema é multifuncional, aberto e expansível. Por exemplo, o host do sistema, o terminal e o módulo adotam um design de interface padronizado para fornecer uma plataforma integrada para fabricantes externos de sistema inteligente doméstico, e suas funções podem ser expandidas. Quando funções precisam ser adicionadas, não há necessidade de escavar a rede de tubos, que é simples, confiável, conveniente e econômica. O sistema e os produtos selecionados no projeto podem tornar o sistema interconectado com o desenvolvimento contínuo de equipamentos controlados por terceiros no futuro.
Conveniência(lar inteligente)
Uma característica marcante da inteligência doméstica é que a carga de trabalho de instalação, comissionamento e manutenção é muito grande, o que requer muitos recursos humanos e materiais, e se tornou o gargalo que restringe o desenvolvimento da indústria. Para resolver este problema, a conveniência de instalação e manutenção deve ser considerada no projeto do sistema. Por exemplo, o sistema pode ser depurado e mantido remotamente pela Internet. Por meio da rede, não apenas os residentes podem realizar a função de controle do sistema inteligente residencial, mas também os engenheiros podem verificar remotamente as condições de funcionamento do sistema e diagnosticar as falhas do sistema. Desta forma, a configuração do sistema e atualização de versão podem ser realizadas em diferentes locais, o que facilita muito a aplicação e manutenção do sistema, melhora a velocidade de resposta e reduz o custo de manutenção.
Tipo leve
Produtos domésticos inteligentes "leves", como o nome sugere, é um sistema doméstico inteligente leve. "Simplicidade", "praticidade" e "destreza" são suas principais características, sendo também a maior diferença entre ele e o sistema tradicional de casa inteligente. Portanto, geralmente chamamos de produtos domésticos inteligentes que não precisam de implantação na construção, podem ser combinados e combinados livremente com funções e são relativamente baratos e podem ser vendidos diretamente aos consumidores finais como produtos domésticos inteligentes "leves".